Esta pesquisa é sob orientação da Profa Dra Luciane Ferreira e se iniciou em 2018 através de uma tarefa dada na disciplina de Estudos Temáticos de PLA: Português como Língua de Acolhimento na UFMG. Tal tarefa era a realização de uma videoaula para alunos de PLAc feita pelos estudantes de graduação. Durante a disciplina entendemos que o acesso ao ensino de português para refugiados e imigrantes está difícil apesar de o número de cursos voltado a esse grupo ter se aumentado. A área de PLAc tem se esforçado bastante para tentar suprir essa necessidade e juntamente aos resultados positivos da tarefa da videoaula surgiu a ideia de criar um Portal de Português como Língua de Acolhimento online com aulas que podem ser assistidas diretamente da casa do aluno ou diretamente do celular e com atividades online. Neste Portal também há dicas de materiais e dicas para ajudar a formação dos professores. Embora o site tenha sido criado em prol do PLAc abrangemos também o PLA (Português como Língua Adicional). O maior objetivo desse estudo é ampliar ensino de PLAc/PLA de forma virtual a todos, especialmente àqueles que não têm acesso ao aprendizado de português em cursos presenciais. Como aporte teórico para esse estudo usamos a metodologia da Linguística Aplicada.