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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Gêneros textuais com uma ferramenta multidisciplinar para o ensino bilingue para surdos

Autores:
Kelly Cezar (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo:

A presente comunicação tem por objetivo apresentar resulados do projeto institucional "Gêneros textuais e o ensino para surdos" que objetiva-se elaborar sequências didáticas multidisciplinares utilizando os gêneros textuais para auxiliar no ensino da educação bilíngue dos surdos. As pesquisas são organizada em dois grandes momentos: 1) elaborar sequências didáticas com enfoque nos gêneros textuais para o ensino da língua portuguesa escrita para surdos e o ensino sobre o funcionamento da língua brasileira de sinais; 2) Aplicar e adequar às propostas desenvolvidas em ambientes educacionais para os surdos: escolas de surdos; escolas inclusivas; sala de recursos. A proposta de investigação, bem como seus resultados visam contribuir com a elaboração de materiais (sequências didáticas bilingues) para com o professor obtenha uma alternativa de sequência didática capaz de auxiliar na aprendizagem dos surdos – formação de professores. A intenção é articular as principais queixas de aprendizado da escrita por parte dos alunos surdos (CEZAR, 2014; 2015) com abordagem dos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2002). Os resultados, até o presente momento, foi a criação de uma história em quadrinhos bilingue (ALMEIDA, 2018); Criação de uso do gênero instrucional - jogo de regras (INÁCIO, 2017); Criação de uma proposta currícular para a primeira etapa do ensino fundamental. Todos os trabalhos versam sobre a visualidade como ponto marcante dos gêneros textuais escolhidos a fim de que as sequências didáticas bilingues se constituam instrumentos multidisciplinares para o ensino formal da língua portuguesa escrita.