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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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COMO MINIMIZAR A BARREIRA LINGUÍSTICA UTILIZANDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS BILINGUE PARA SURDOS

Autores:
Kelly Cezar (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo:

A presente comunicação tem por objetivo apresentar exemplos de propostas didáticas bilíngue para surdos envolvendo a construção de sinalários, glossários específicos selecionando gêneros mais visuais. Os dados aqui apresentados são fruto de um projeto institucional maior intitulado "gêneros textuais e o ensino para surdos" que tem como perspectiva teórica gêneros textuais e a criação de propostas bilingue para surdos brasileiros (libras). A metodologia abordada segue a apresentada por Dolz e seus colaboradores exaurindo para o iniciar com a quebra da barreira linguística fazendo uso da criação de glossários e sinalários para introduzir um conhecimento escolar novo. Dessa forma, as variações linguísticas são contempladas no ensino formal da língua portuguesa auxiliando os na formação de professores, bem como a valorização da cultura, da história e dos aspectos linguísticos (visuais) que envolvem as línguas sinalizadas. A proposta de investigação visa contribuir com a elaboração de materiais para que o professor obtenha uma alternativa de sequência didática capaz de auxiliar na aprendizagem dos surdos – formação de professores. Essa maneira perceber e trabalhar com a língua vai ao encontro da necessidade que as línguas naturais apresentam, em destaque, das línguas de sinais. Assim como toda língua natural, elas surgiram da interação entre pessoas e atendem às necessidades e desejos da comunidade de surdos. Partindo dessa premissa, o uso de gêneros se apresentam como um dos recursos de ensino aprendizagem mais eficaz para o ensino de surdos e para promover a reflexão sobre o funcionamento da língua brasileira de sinais (CEZAR, 2015).