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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EM BUSCA DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA

Autores:
Shamara Angélica Cassiano da Paz Sousa Costa (PMJG - PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOATÃO DOS GUARARAPES) ; Teófilo José de Sousa Costa Júnior (PMP - Perfeitura M. de Pombos)

Resumo:

O presente estudo consiste num relato de experiência acerca do Projeto Didático “O gênero textual cartão-postal a partir dos pontos turísticos e históricos de Jaboatão dos Guararapes/PE”. Essa prática foi desenvolvida com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Marechal Castelo Branco no Município de Jaboatão dos Guararapes/PE. O projeto buscou levar os alunos a compreenderem a funcionalidade do gênero textual cartão-postal a partir dos conhecimentos sobre a história de sua cidade. Os gêneros textuais estão contidos nas práticas sociais e devem ganhar espaço na sala de aula contribuindo para a produção de sentidos. Esta pesquisa parte dessas discussões e fundamenta-se em estudiosos, como: Antunes (2003), Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004), Brandão, Selva e Coutinho (2006), Solé (1998), entre outros. Em relação à metodologia, o estudo consistiu no planejamento e execução de projeto didático. O trabalho com projetos didáticos aproxima a escola da identidade/realidade dos alunos, dando espaço à construção de sua subjetividade. Além disso, resgata o que acontece fora do chão da escola. É preciso que haja uma ponte entre a escola e a realidade cotidiana na qual os alunos estão inseridos. Os resultados dessa pesquisa atestam que o trabalho com os gêneros textuais possibilita a criação/recriação de significados, contribuindo com o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito à produção de textos, leitura, oralidade e análise linguística. Os alunos participaram ativamente, tiveram suas capacidades de leitura e produção de textos desenvolvidas por meio do projeto didático. Notou-se que os alunos desenvolveram a competência comunicativa, criando significados dentro e fora do chão da escola. Portanto, faz-se necessário outros estudos e fortalecimento de ações acerca da importância dos gêneros textuais para o ensino-aprendizagem.