Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


JOGOS DE LINGUAGEM NA INTERAÇÃO CRIANÇA-ADULTO

Autores:
Túlio de Santana Batista (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo:

Este trabalho, orientado pelo prof Dr. Paulo Henrique Duque (UFRN), integra o projeto “Cognição Ecológica e Linguagem: das experiências corporificadas às estruturas narrativas da vida” e tem por objetivo desenvolver uma noção de narrativa coerente com a abordagem ecológica de cognição (DUQUE, 2015b), pretendemos apresentar como e em que medida as experiências sensório-motoras pré-narrativas apresentam propriedades que favorecem o desenvolvimento da linguagem por meio da descrição de jogos de linguagem (WITTGENSTEIN, 1999 [1953]; STEELS, 2001). Nesse sentido, identificamos, analisamos e descrevemos jogos de linguagem envolvendo crianças em estágio de aprendizagem da linguagem, obtidas de vídeos extraídos da rede de compartilhamento virtual “Youtube”, no período de agosto e setembro de 2016 e realizamos um levantamento das principais características identificadas nesses jogos. Para isso, adotamos um modelo de tratamento de vídeos proposto por Powell, Francisco e Maher (2004) e Lima (2015), que nos permitiu proceder à contextualização de interações, por meio do levantamento de aspectos linguísticos, movimentos corporais, direção dos olhos, das mãos, estrutura dinâmica do ambiente etc. Nossa análise da transição da comunicação pré-linguística para a linguística encontrou evidências claras da importância de se conceber as interações como jogos, que de início demonstram estar baseados principalmente em gestos acompanhados de vocalizações que, mais tarde, tornam-se palavras e expressões linguísticas mais amplas.


Agência de fomento:
PIBIC UFRN (IC)