Poster
| PORTUGUÊS PARA SURDOS: NO CONTEXTO ESCOLAR EM SEU APRENDIZADO
| Autores: Karolaine Leonel de Oliveira (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL) |
Resumo: A proposta deste trabalho é analisar, a partir da apresentação de um trabalho prático, a relação entre o ensino de língua portuguesa para surdos e a construção da identidade surda tanto no ambiente escolar como em todo o contexto social no qual o estudante surdo está inserido. A ideia da inclusão é amplamente disseminada através das políticas educacionais, mas a mera inserção de um intérprete no espaço da sala de aula é insuficiente para a verdadeira capacitação do estudante, de modo a apreender os conhecimentos escolares e conseguir estabelecer uma boa comunicação com os professores e com os demais colegas. Neste respeito, a análise de uma prática de trabalho de interpretação para surdos, em escolas públicas de Campo Grande e Coxim, do estado de MS, busca estabelecer parâmetros e determinar que atitudes e metodologias podem ser mais adequadas para a verdadeira inclusão de estudantes surdos, ampliando o trabalho do intérprete e o alcance do ensino da língua portuguesa como L2. Desse modo, interessa-nos pesquisar como os intérpretes atuam com o intuito de mediar toda a comunicação para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento intelectual dos surdos. Para Quadros (2002), é necessário observar todo tipo de mediação, os materiais adaptados e qual a capacitação adequada para os docentes, visando gerar um conhecimento de qualidade. Qualificar os docentes, e estender parte dessa qualificação também aos demais discentes é uma possível forma de entender todo esse processo de inclusão e a contribuição do surdo para a sociedade, e buscaremos analisar como, através desses profissionais, os surdos podem se qualificar, se socializar, se posicionar e ter a sua identidade constituída.
|
|