DIVERSIDADE SEXUAL: UMA ANÁLISE DA VERBO-VISUALIDADE EM TEXTOS DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA | Autores: Fábio da Silva Gomes (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) |
Resumo: Este trabalho tem como escopo realizar uma análise de textos que tratam da diversidade sexual em coleções de livros didáticos de História, destinados a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Considerando que há aspectos que ultrapassam os limites da escrita, como a dimensão das imagens, sua profundidade, recorte e cores, notamos que não há como realizar uma leitura plena dos textos escolhidos sem observar a relação intrínseca entre os aspectos verbais e não verbais que estão em diálogo. É dessa relação que nascem sentidos múltiplos e que tentam recobrir, no projeto de comunicação dos autores desses livros, a temática da diversidade sexual. Percebeu-se que silenciamentos, disputas e enquadramentos de memória são constantes na produção de um texto em relação à diversidade sexual, mantendo-se na memória coletiva da sociedade ocidental o padrão heteronormativo como o único a ser seguido, marginalizando os comportamentos sexuais destoantes. Para a discussão desses aspectos, utilizamos como referenciais os estudos de Choppin (2004), a respeito das funções dos livros didáticos e os estudos da Comunicação Social (AMARAL, 2006; RABAÇA e BARBOSA, 2001; LAGE, 2006, FARIA E ZANCHETTA Jr., 2007 e ZANCHETTA Jr., 2004). Os resultados obtidos sinalizam para a necessidade de o professor atentar-se para a relação indissociável entre aspectos verbais e imagéticos na leitura e na análise de um texto.
|
|