Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A contribuição dos estudos da linguagem na análise de narrativas produzidas no contexto da Doença de Alzheimer

Autores:
Caio César Costa Ribeiro Mira (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo:

A Doença de Alzheimer (doravante DA) é comumente reconhecida pelas perdas cognitivas ocasionadas que resultam em lapsos de memória, prejuízos nas tarefas diárias e dificuldade em interagir por meio da linguagem. Nesse domínio empírico, o presente trabalho analisa as estratégias textuais-interativas mobilizadas por uma pessoa com DA para produzir, sustentar e manter a narrativa em uma interação cotidiana. A narrativa analisada neste trabalho é proveniente de um corpus de interações de uma participante acometida pela DA. Fundamentamos nossas análises em dois quadros teóricos: as dimensões da narrativa de Ochs e Capps (2001) e a noção de referenciação de Mondada e Dubois (2003). As análises demonstram que as estratégias referenciais, a construção, a retomada e a negociação de objetos de discurso são elementos que constituem, do ponto de vista textual e interativo, a performance narrativa de uma pessoa que vive com Alzheimer. Os dados analisados podem contribuir para a desconstrução do estigma social que envolve as condições neurodegenerativas, pois revelam que a negociação dos objetos de discurso realizada no contexto de Alzheimer se configura de forma bastante similar às possibilidades de construção textual-interativa de narrativas produzidas fora do contexto da DA. Nesse sentido, defendemos que as estratégias colaborativas e compensatórias das pessoas que vivem com Doença de Alzheimer são uma mostra dos desafios enfrentados para se manterem como uma voz ativa nas interações em que contam a própria história ou (re) constroem eventos e fatos do cotidiano (HYDÉN, 2017).