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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A PRODUÇÃO, CORREÇÃO E REESCRITA DE TEXTO NUMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA E DIALÓGICA DA LINGUAGEM

Autores:
Dayse Grassi Bernardon (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Resumo:

Este artigo apresenta, de forma resumida, parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado (2013-2016), orientada pela professora Dra. Terezinha da Conceição Costa-Hübes. Tal pesquisa, objetivou refletir sobre o trabalho com a produção, correção e reescrita textual, decorrente de um processo de Formação Continuada para professores dos anos iniciais e de uma pesquisa colaborativa promovida pela pesquisadora. Como aporte teórico, nos pautamos na concepção dialógica e interacionista da linguagem (GERALDI, 1984; 2013[1991]; BAKHTIN/VOLOCHIVOV, 2004[1929], 2010[1929]; nos pressupostos teóricos-metodológicos que orientam a produção textual (GERALDI, 1984, 2013[1991]; COSTA-HÜBES, 2012a, 2012b) como uma atividade de interação e, ainda, para as reflexões em torno da correção de textos, recorremos às publicações de Geraldi (1984, 2010a, 2013[1991]), Costa-Hübes (2012a), Menegassi (2013), Fiad e Mayrink-Sabinson (2014[1989]). Já para as discussões sobre a reescrita, buscamos suporte em Menegassi (1998, 2013), Fiad (2006, 2009a, 2009b, 2013). Metodologicamente, essa pesquisa se fundamentou nos estudos da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 2006, FABRÍCIO, 2006; SIGNORINI, 2006), numa abordagem qualitativa e interpretativista (ANDRÉ, 1995; FLICK, 2008; BORTONI-RICARDO, 2008); do tipo etnográfica, conforme pontua André (1995); e colaborativa, segundo as definições de Cabral (2012), Bortoni-Ricardo (2008) e Ibiapina (2007). O levantamento de dados deu-se por meio de uma pesquisa diagnóstica e colaborativa, tendo como instrumentos geradores de dados o questionário, a entrevista com grupo focal, a observação de aulas, a análise documental e as sessões reflexivas. No entanto, para esse artigo, fizemos um recorte dos dados focalizando a produção, correção e reescrita de textos, na pesquisa colaborativa. Os resultados revelaram que a pesquisa colaborativa se demonstrou muito interessante para a formação continuada de professores, já que vai de encontro com as necessidades pedagógicas no dia a dia escolar.