Produção de materiais para ensino de PLA: possibilidades e desafios.
O fluxo de migrantes que chegam ao Brasil tem crescido consideravelmente nas últimas décadas e, de acordo com a ACNUR, apenas em 2015, o número de solicitações de refúgio ultrapassou a marca de 26.600. Esses migrantes, refugiados ou não, acabam se vendo diante da necessidade de aprender português. A jornada deles é árdua e coloca o professor em situações desafiadoras, de acordo com Rito, os professores que atendem aos alunos que ingressam no Brasil sem o domínio da língua portuguesa, por nem sempre estarem preparados, acabam optando por metodologias e materiais didáticos que são inadequados. Diante dessa realidade e da falta de materiais didáticos para o ensino de alunos migrantes e refugiados que chegam ao sistema público de ensino perguntamo-nos: como elaborar materiais didáticos adequados e eficientes para o ensino de PLA nas redes públicas de ensino?
Esse trabalho teve como objetivo produzir uma sequencia de atividades estruturada em 3 módulos, para alunos da rede pública de ensino que sejam imigrantes ou se encontrem em contexto de refúgio. As atividades são para nível iniciante, o contexto escolhido foi diversidade familiar, as habilidades envolvidas são: leitura, escuta, produção oral, escrita e interação. O objetivo da sequencia é promover aquisição de vocabulário sobre o tema, produção oral, produção escrita e a interação entre os participantes. O aporte teórico embasou-se em autores como Amado, Bulla, Vilaça,Rito, entre outros.
Durante o processo de desenvolvimento percebemos a dificuldade para encontrar textos e imagens que possam ser utilizados, já que esbarramos na questão dos direitos autorais, porém, compreendemos que, com um pouco de estudo, pesquisa e trabalho colaborativo é possível produzir materiais didáticos de qualidade para atender aos alunos migrantes e refugiados que ingressam na rede pública de ensino.
Palavras chave: ensino, migração, refugiados, PLA