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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A entrevista enquanto ethos discursivo: o primeiro turno das Eleições 2018 no Jornal Nacional

Autores:
Julia Maziero Possa (UPF - Universidade de Passo Fundo)

Resumo:

Este trabalho busca identificar o ethos discursivo presente nas entrevistas feitas pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, aos candidatos à presidência da República durante o período eleitoral de 2018. O objetivo é analisar o discurso empregado pelo telejornal, através dos jornalistas da bancada, William Bonner e Renata Vasconcellos, no período de 27 de agosto a 14 de setembro de 2018, com os cinco candidatos melhor colocados nas pesquisas. A questão norteadora é relacionar as estratégias empregadas para gerar credibilidade e relevância com o público, em um momento conturbado da história política brasileira, quando há descrença do público, tanto sobre a política brasileira quanto da própria emissora de televisão. Para compreender o movimento empregado pela mídia em questão, utilizou-se como base a teoria discursiva de Patrick Charadeau, que conceitua o ethos enquanto estratégia do discurso midiático e político. O autor formaliza o ethos enquanto imagem de si, a partir de éthe de credibilidade e de identificação, o que diz muito mais sobre sociedade e política do que tão e somente os discursos produzidos pelo meio televisivo. A pesquisa será realizada a partir de uma metodologia exploratória, com revisão bibliográfica e análise qualitativa. Este trabalho justifica-se pela emergência da interpretação dos discursos vinculados na mídia em momentos de complexidade expressa, como é o caso do período eleitoral. Neste sentido, busca-se investigar o modo de abordagem estabelecido em entrevista pelo principal telejornal do país para com os candidatos à presidência, a fim de compreender de que maneira a mídia se posiciona frente a situações que podem definir o voto de milhares de brasileiros e, consequentemente, o futuro do país.