Propõe-se uma reflexão em torno do impacto do conhecimento sociocultural no ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira, a partir da experiência que tenho desenvolvido na lecionação do seminário de mestrado “Ensino, Aprendizagem, Avaliação”, uma unidade curricular obrigatória no mestrado em Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Nos últimos anos, o curso tem vindo a aumentar o número de alunos estrangeiros que o procuram como forma de especialização e complemento de formação para desenvolverem atividades profissionais ligadas ao ensino de PLE ou ligadas ao mundo empresarial da língua portuguesa. A diversidade de nacionalidades presente em sala de aula, além dos alunos portugueses, engloba alunos vindos da República Popular da China e da Região Administrativa Especial de Macau, da Rússia, da Hungria, da Polónia, de Itália, do Brasil, de Moçambique e de Cabo Verde, entre outros países. Em cada ano letivo, há um novo desafio em relação ao trabalho que se desenvolve em sala de aula, em particular, no desenvolvimento de tarefas de reflexão e consciencialização sobre o conhecimento sociocultural que cada aluno tem, bem como sobre formas de o trabalhar e articular com o dos outros na sua vida profissional futura ligada ao ensino-aprendizagem de PLE.
Neste âmbito, apresentam-se algumas tarefas desenvolvidas neste contexto de sala de aula, respetiva avaliação e resultados alcançados. Desta forma, pretende-se demonstrar a importância de se conseguir desenvolver em sala de aula um trabalho que ajude os alunos a tornarem-se mais ativos na consciencialização do conhecimento sociocultural e da sua importância. Pretende-se também torná-los futuros docentes capazes de mediar as diferenças socioculturais existentes, criativos, mais flexíveis e tolerantes nas suas práticas em sala de aula.