Tendo em consideração a importância da abertura e ligação das instituições universitárias à comunidade em geral, propõe-se fazer uma reflexão sobre a forma como a oferta de ensino de PLE na Universidade de Lisboa se situa neste eixo de abertura e articulação da universidade com a comunidade. A pesquisa tem como ponto de partida a identificação dos perfis dos alunos que frequentam os cursos de PLE de diferentes níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, lecionados no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, no ano letivo 2017/2018. Neste estudo dos perfis, serão analisados com especial atenção os dados relativos à ocupação e atividades desenvolvidas por estes aprendentes em Portugal, isto é, procura-se saber qual é a distribuição entre estudantes internacionais e profissionais que atuam no mercado laboral português e/ou internacional. Serão também analisadas as eventuais diferenças existentes entre os aprendentes que frequentam os diferentes níveis e cursos lecionados, em particular, do A1 ao C2, dos cursos extensivos aos cursos intensivos.
Através destes dados pretende-se perceber como é que o ensino de PLE atualmente contribui para a relação da Universidade com a comunidade em geral, nomeadamente, qual o seu contributo na formação de profissionais estrangeiros que trabalham em Lisboa, em Portugal e, eventualmente, no mercado laboral internacional. Sendo expectável que a maioria do público aprendente seja estudante em regime de mobilidade, é importante também perceber até que ponto é que a sua estadia nessa condição está também ligada ao desenvolvimento de atividades profissionais ou outras com impacto junto da comunidade em geral.