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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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ANÁLISE DO CONCEITO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA POR PARTE DOS INGRESSANTES E FUTUROS EGRESSOS NO CURSO DE LETRAS, BEM COMO O ESTUDO DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS DESSES SUJEITOS NASCIDOS EM SINOP E/OU ADVINDOS DE OUTRAS REGIÕES

Autores:
Priscila Ferreira de Alécio (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso)

Resumo:

O presente trabalho tem o objetivo de expor uma pesquisa em que analisará as variedades/variantes dos acadêmicos da primeira e oitava fases do curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) a fim investigar os sujeitos que advieram de outras regiões e atualmente residem em Sinop. A pesquisa fundamenta-se na Sociolinguística Variacionista e pretende ainda, investigar o conhecimento dos discentes no que concerne a diversidade e variedade linguística. Inicialmente, será realizada a análise em cinco sujeitos do sexo feminino e igual número para o sexo feminino na primeira fase, em contraponto será realizada a análise por parte dos sujeitos que estão na oitava fase do curso sendo o mesmo número de entrevistados. O escopo central dessa etapa é analisar como é tratada a questão das variedades linguísticas na escola, visto que os acadêmicos da primeira fase, em sua maioria, saíram da escola e ingressaram na universidade, bem como, investigar como ocorre o tratamento das variedades linguísticas na universidade com acadêmicos da oitava fase do curso que estão prestes a formar-se.  Para isso tenciona-se realizar entrevistas, de início, como narrativas livres a fim de conhecer os sujeitos de pesquisa além de obter uma prévia de como é tratada as variedades linguísticas na escola e na universidade. Como segundo contato com os sujeitos, aplicar-se-á um questionário fonético e fonológico para averiguar as variedades/variantes dos entrevistados nascidos na cidade de Sinop e/ou advindos de outras regiões. A partir desses pressupostos, poderá ter uma prévia de como é tratada a questão das variedades linguísticas na escola e universidade, bem como, conhecer o léxico dos sujeitos. A pesquisa encontra-se em andamento e ampara-se teoricamente em Bentes e Mussalim (2006), Bortoni Ricardo (2014), Faraco (2005), Mollica (2015), Philippsen (2017) dentre outros.

Apoio: CNPq - 142886/2018-1

 


Agência de fomento:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)