Poster
| “NÃO SEI, SÓ SEI QUE FOI ASSIM”: AS TRAMAS TEATRAIS DE ARIANO SUASSUNA COMO PONTES PARA O CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA | Autores: Fernanda Araújo Dias Mendes Xavier (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) |
Resumo: O modelo de educação atual vem sendo discutido por todas as áreas do conhecimento a fim de promoverem reflexões que os façam comungar dos mesmos ideais. Para que isso se efetive, urge uma nova proposta interdisciplinar que visa construir diálogos possíveis e eficazes entre as disciplinas na tentativa de unificar o ensino-aprendizagem. Diante disso, este trabalho buscou, de modo geral, analisar como o texto teatral pode estabelecer pontes interdisciplinares na escola tendo como base os ideais de linguagem e signos como fonte inesgotável de discussão. Como corpus, foram escolhidas duas obras do escritor Ariano Suassuna – “Auto da Compadecida” e “O Santo e a porca” – por entender que elas apresentam um arcabouço enorme de temáticas para discussão. Foram discutidas as possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir dos textos supracitados, entendendo que a interdisciplinaridade se faz necessária nesse novo contexto escolar de modo a promover uma prática eficaz, satisfatória e, principalmente, carregada de significações para alunos e professores. Como resultado, partindo de um viés norteador – a usura/o valor dado ao dinheiro pelo sertanejo -, percebemos a efetivação do trabalho interdisciplinar quando várias disciplinas puderam sair de seus campos e transformar o ensino em algo mais dinâmico e desfragmentado.
|
|