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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A aquisição da língua adicional por indígenas da etnia Tapayúna: considerações sobre as formas de aprendizagem da língua portuguesa brasileira

Autores:
Jislaine da Luz (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso)

Resumo:


A presente pesquisa de caráter qualitativo é resultante de um estudo realizado para a disciplina de mestrado Línguas estrangeiras em diferentes contextos, do programa de Pós-graduação em Letras/Linguística, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em Sinop, Mato Grosso. Os sujeitos da pesquisa são indígenas da etnia Tapayúna, moradores na aldeia Kawêretxikô, localizada no Parque Nacional do Xingu. O povo Tapayúna possui sua língua pertencente à família Jê, do tronco linguístico Macro-Jê. O processo de aquisição da língua portuguesa brasileira (PB) está ocorrendo de forma gradativa, motivada pelo contato linguístico com não-indígenas, assim como pela instalação da escola e do ensino de língua portuguesa como segunda língua. A metodologia baseia-se na análise qualitativa, pelo viés da sociolinguística educacional, com base na autora Stella Maris Bortoni-Ricardo (2008). Utilizou-se a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados somada à observação participante, conforme Antônio Chizzotti (2006). O corpus deste trabalho apresenta dois relatos, cujo objetivo central é a compreensão de como acontece a aquisição da língua adicional, neste caso, o português falado no Brasil, para os indígenas Tapayúna. Os excertos, analisados à luz das teorias de aquisição de segunda língua (ASL), abordadas pela autora Vera Lúcia  Menezes de Oliveira e Paiva (2014), resultam na indicação do fenômeno linguístico recorrente que evidencia-se na fala dos entrevistados e corroboram com as teorias de interlíngua, da hipótese de interação e da abordagem da identidade. Paiva (2014), pondera acerca da incerteza de como realmente acontece esse fenômeno no ser humano. Dessa forma, compreende-se esta pesquisa como uma experiência inicial de análise com falantes indígenas, de cujos conceitos explorados surgem não só alguns caminhos pelo olhar da sociolinguística educacional, como também suscita reflexões necessárias às políticas linguísticas para os povos indígenas no país.