Este trabalho é fruto de resultados iniciais do Projeto de Pesquisa “Imagem e ensino: propostas metodológicas em aulas de Língua Portuguesa” por meio do qual desenvolvemos um estudo acerca do ensino de gêneros de textos multimodais em uma turma de segundo ano do ensino médio, de uma escola pública da rede estadual da cidade de Petrolina- PE. Para isso, selecionamos um corpus composto por textos do diário de leituras de tiras em quadrinhos de vinte e sete alunos do ensino médio, participantes do projeto. Recorremos ao instrumento diário de leituras por compreender que este possibilita a interlocução entre professores e alunos. As informações coletadas por meio dos diários serviram de base para a elaboração da análise de elementos da linguagem icônica que constitui a tirinha (recursos gráficos, metáforas visuais e tipos de balões) realizada oralmente com estes. Para procedermos às descrições das tiras em quadrinhos, contamos com as contribuições de Durão (2004) e Innocente (2005). Constatamos que em decorrência de leituras fragmentadas e artificiais, a função social desse gênero, que é essencialmente o entretenimento, tem sido desconsiderada. Após a descrição oral dos elementos da linguagem icônica, 60% dos alunos passaram a interpretar o texto como uma unidade de sentido, considerando sua função social. De forma associada, a escrita do diário de leituras direcionou o processo de reflexão evidenciando as dificuldades do aluno e proporcionando a devida verificação da aprendizagem em uma perspectiva quantitativa e qualitativa.
PALAVRAS-CHAVE: Diário de leituras; Tiras em quadrinhos; Interlocução; Função Social do Gênero.