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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ADIÇÃO E CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS NO TEXTO ESCRITO: UMA ABORDAGEM DA JUNÇÃO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Autores:
Lúcia Regiane Lopes-damasio (UNESP - Universidade Estadual Paulisa)

Resumo:

Neste trabalho, desenvolvido no Grupo de Estudos sobre a Linguagem (GPEL/CNPq), partindo do pressuposto de que os mecanismos de junção de um texto, em suas possibilidades de realização tática e lógico-semântica, são sintomáticos de tradições discursivas, proponho um enfoque linguístico-discursivo no funcionamento dos mecanismos de junção com acepção aditiva, empregados em tradições discursivas produzidas por sujeitos em aquisição do modo escrito de enunciar. Fundamento a pesquisa no tripé teórico: (i) tradição discursiva (TD), entendida como repetição de um texto, forma textual ou maneira particular de escrever/falar com valor de signo (KABATEK, 2005); (ii) aquisição da escrita (AE), entendida como processo pelo qual o sujeito desenvolve sua relação com a linguagem e a escrita, em interação com o outro (ABAURRE et al., 2002); (iii) mecanismos de junção (MJs), entendidos como estratégias usadas para juntar orações (RAIBLE, 1992). O objetivo geral do trabalho é descrever e analisar o funcionamento dos MJs aditivos, em TDs produzidas por sujeitos em AE, por meio da caracterização de sua funcionalidade, identificação de suas relações lógico-semânticas com noções mais abstratas e identificação, no comportamento dos MJs, de possíveis reflexos de (mesclas de) TDs, visando a conclusões acerca das características dos textos e da tradição em que se inserem. São analisados 20 textos (Banco de dados do GPEL), produzidos por alunos da antiga primeira série do ensino público fundamental, a partir de uma abordagem quantitativo-qualitativa, percorrendo as etapas: (i) mapeamento de esquemas de junção, baseado no cruzamento de parâmetros sintático-semânticos; e (ii) comparação dos resultados da análise, em (i), para identificação de relações entre o funcionamento dos MJs e as (mesclas de) TDs, na AE. Os resultados indiciam caminhos para a compreensão da constituição dos textos, no contexto da AE, e, consequentemente, lançam luz ao desenvolvimento de metodologias de trabalho pedagógico.