Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O gênero comentário no processo de reescrita de relatórios de estágio: um estudo dialógico

Autores:
Jessica Paula Vescovi (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo:

O processo de produção de um texto, em qualquer esfera, é rodeado de fatores que contribuem para sua consolidação. Quando consideramos os textos escritos no meio acadêmico, observamos a presença de exigências específicas daquele ambiente, como, por exemplo, a produção do conhecimento. Assim, no processo de produção destes textos, um fator de considerável importância é a correção e a maneira como esta se dá, de modo que, por vezes, a inserção de comentários serve como uma “resposta” para o autor do texto, contribuindo para uma melhoria deste, o está diretamente relacionado ao processo de reescrita do texto em questão. Levando em conta que o gênero comentário está inserido em um texto, neste caso o relatório de estágio, logo, em uma relação dialógica com o texto e com todas as vivências daquele que o redigiu, intentamos, neste trabalho, analisar a influência dos comentários na produção de textos acadêmicos, sendo que, para isso, nos valemos de comentários inseridos por uma professora orientadora em um relatório de estágio redigido por um acadêmico formando de um curso de Licenciatura em Letras, sob a ótica dos estudos bakhtinianos no tocante à teoria dialógica; estudos relativos aos eventos de letramento na academia (LEA e STREET, 1998); de Hyland e Hyland (2001) e Seide e Natale (2017), no relativo aos estudos sobre os tipos de comentário; e de Fiad (1991; 2013); Menegassi (2000; 2001) e Lillis (2003) sobre a reescrita.