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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A CULTURA BRASILEIRA SOB PERSPECTIVA ESTRANGEIRA: O CARNAVAL COMO OBJETO DE REFLEXÃO NO CONTEXTO DO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS

Autores:
Deise Dulce Barreto de Lemos (PUC - RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Resumo:

O presente estudo se propõe a discutir sobre o ensino de português como segunda língua para estrangeiros, doravante PL2E, e os desafios do papel de um professor na condição de difusor da cultura brasileira.  Tendo em mente um tema central – o carnaval – optei por nortear esta discussão a partir de questionamentos sobre a festividade realizados por estudantes de PL2E de diferentes nacionalidades, os quais estavam no Brasil durante o inverno de 2018 e demonstraram interesse em obter informações sobre o evento. Esta investigação permitiu a realização de uma análise qualitativa, de cunho exploratório, cujo objetivo foi dissertar sobre elementos relevantes em torno de um tópico cultural brasileiro sob perspectiva do estrangeiro. A base teórica deste estudo parte dos pressupostos teóricos de Michael Byram (2008), que discorre sobre cultura e interculturalidade, além de Sérgio Cabral (1996), jornalista brasileiro que dedicou anos de sua vida reunindo um compilado de dados históricos acerca de festas populares brasileiras, de modo a formar um acervo raro e rico sobre este tópico da cultura nacional. Para compreender a importância da abordagem dialógica, tendo em vista a valorização dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, tenho como base Zygmunt Bauman (2005), que reflete sobre a negociação de identidades. 


Agência de fomento:
Capes