A produção de texto numa abordagem complexa e transdisciplinar com alunos do 5º ano do ensino fundamental | Autores: Iveliny Carvalho de Faria Althaus (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) |
Resumo: Esta pesquisa tem uma abordagem hermenêutica-fenomenológica, tendo em vista a natureza transdisciplinar, de caráter qualitativo (FREIRE, 2012, p.18), que será desenvolvida no primeiro semestre de 2019, em uma turma do 5º ano do ensino fundamental séries iniciais de uma escola pública do Distrito Federal, situada na zona rural de Planaltina-DF, onde a mestranda atua como professora efetiva, conforme a exigência do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em letras. A pesquisa tem como objetivo principal descrever e interpretar uma experiência de ensino-aprendizagem de produção textual numa perspectiva complexa e transdisciplinar, alicerçada nas teorias da transdisciplinaridade e da complexidade. Posteriormente, para a coleta de dados, serão utilizados os seguintes instrumentos de aplicação: diário crítico-reflexivo do pesquisador, entrevistas que serão gravadas e transcritas e atividades de produção de textos realizadas pelos alunos participantes e conversas hermenêutica com os alunos que serão analisadas e interpretadas. As aulas serão ministradas no horário nos horários regulares, em que a professora-pesquisadora desenvolverá com os alunos participantes da pesquisa atividades de escrita, produção de textos com temas transdisciplinares e dos eixos transversais dos PCNs. Em seguida, o material textualizado das experiências vividas pelos participantes da pesquisa, por meio dessas aulas, passará pelo procedimento de tematização para a identificação das unidades menores, ou seja, as unidades de significados, com finalidade de se chegar a definição dos temas. Esse processo interpretativo descritivo consiste no procedimento hermenêutico-fenomenológico. As aulas ministradas serão desenvolvidas em um número mínimo de vinte por cento dos alunos participantes, numa faixa etária entre 10 a 12 anos, que estudam no horário matutino. Após análise do corpus da pesquisa e a conclusão das etapas do procedimento, esperamos que os resultados obtidos ao final da pesquisa possam contribuir de forma significativa as praticas de ensino e compreensão quanto a abordagem de produção de texto na perspectiva transdisciplinar e complexa.
|
|