Poster
| Iniciativa Brasileirinhos em Málaga (BEM): vivências e intercâmbio de experiências com famílias residentes em Málaga (Espanha) no contexto do POLH. | Autores: Lisandra Rech de Souza (BEM - Brasileirinh@s em Málaga) |
Resumo: O Português como Língua de Herança (POLH) "é o Português transmitido pelas famílias aos seus filhos nascidos ou residentes no exterior" (Elo Europeu de Educadores de Português como Língua de Herança, 2018). Em Málaga (Espanha), a nossa experiência com o POLH começa a partir de uma necessidade pessoal identificada e compartilhada com outras famílias, voltada à valorização da nossa língua portuguesa e cultura brasileira e da importância de transmiti-las aos nossos filhos nascidos ou residentes nesta cidade. O objetivo deste trabalho é contar como surgiu a iniciativa Brasileirinh@s em Málaga (BEM), quais as atividades que desenvolvemos junto às famílias e como têm sido essas vivências e intercâmbios de experiências no âmbito do POLH. Para alcançar o objetivo proposto, procuramos nos fundamentar em estudos sobre o POLH, observamos e escutamos ativamente as famílias e as crianças que participam das nossas atividades, participamos em alguns eventos na área com o intuito de nos formar, conhecer outras iniciativas e compartilhar o nosso trabalho. Cabe destacar que devemos lidar com alguns desafios aos quais nos enfrentamos na hora de trabalhar com o POLH. Devido à semelhança da língua portuguesa com a língua espanhola, por exemplo, constatamos uma resistência das famílias de falar português com seus filhos pelo receio de que sua língua de herança interfira negativamente na aprendizagem da língua local, ocasionando problemas de aceitação dos seus filhos pela sociedade. Apesar disso, verificamos um paulatino interesse, aproximação e participação das famílias em nossas atividades lúdico-educativas, contação de histórias, realização de festas típicas dentro do calendário brasileiro e biblioteca itinerante (mala de leitura). Consideramos, portanto, que através da iniciativa BEM temos tido a possibilidade de favorecer o contato das crianças e suas famílias com a cultura brasileira e a língua portuguesa, permitindo o seu resgate e valorização através das ideias de pertencimento e identidade cultural.
|
|