Gestualidade e aquisição da linguagem: constituição e análise de corpora audiovisuais infantis longitudinais | Autores: Patrik Aparecido Vezali (UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri) |
Resumo: Este trabalho tem o intuito de apresentar alguns dados de interações entre mãe e filho no período de aquisição de linguagem de dois corpora audiovisuais infantis longitudinais (CAIL) que estão sendo construídos em projeto de pesquisa desenvolvido na UFVJM e na UFMG. Os dados exemplificam os três usos gestuais: i - fortalecimento da informação linguística; ii - remoção de ambiguidade de informação; iii - adicionar informações ao discurso. Em pesquisa anterior (Vezali, 2011), ao ecoar os trabalhos de Kendon, McNeill e Tomasello, observou-se que no corpo os diferentes e diferentes sistemas semiológicos e cognitivos atuam de forma mutuamente constitutiva. Essa interação inter-semiológica também é observada no contexto do processo de aquisição da linguagem da criança. Os gestos fornecem uma “janela” para que a criança, nos estágios iniciais da aprendizagem, possa significar e conceituar o que a criança ainda não é capaz de construir por meio da fala. As crianças não crescem apenas no meio da fala adulta, mas também no meio da sua gesticulação. Também foi desenvolvido um sistema de notação de transcrição através do qual é possível transcrever “a elocução gestual” alinhada temporalmente com a transcrição discursiva da fala. Durante a elaboração deste trabalho, houve a necessidade de aprofundar as considerações teórico-metodológicas sobre a relação gesto-fala e analisar os processos de aquisição da linguagem. Isso lançaria luzes em duas direções: por um lado, isso serviria para confirmar alguns pontos previamente estudados sobre a relação gesto-fala em interações face-a-face; por outro, auxiliaria os estudos sobre aquisição de linguagem perspectiva da Metodologia de Corpus (CM), especialmente no que diz respeito aos instrumentos de transcrição de fala e gesto alinhados. Enfim, haverá a reflexão sobre a aquisição da língua materna a partir da perspectiva interacionista, observando o caráter do comparecimento da gestualidade nesse processo.
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