Orientador: Maria José de Pinho
Neste pôster apresentamos os resultados de uma pesquisa com professores em formação do Plano Nacional de Formação Professores PARFOR, realizada na Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Araguaína. O objetivo foi identificar descrever e analisar as práticas de Letramento Digital, tendo como foco os professores do Curso de Letras em formação, avaliando suas interações na construção do conhecimento mediadas pelo computador e seus artefatos. O método está circunscrito no âmbito da Fenomenologia (OLIVEIRA E CUNHA, 2007). Quanto à forma de abordagem a pesquisa é Quantiqualitativa (VASCONCELOS, 2009) e Estudo de Caso (MINAYO, 2010). As teorias que fundamentam a pesquisa abrangem: Letramento (KLEIMAN, 1995, 1998; SOARES, 2003, 2003; HEATH, 1983, 2004). Letramento Digital (BUZATTO, 2003, 2007; LEFFA, 2005; NOVELETO E CLAUS, 2009). Formação de Professores (PINHO, 2007, ROCHA E PINHO, 2011, PIMENTEL, 2006). Os resultados apontam que mesmo diante dos percalços que enfrentam os professores da rede pública de ensino no Tocantins, eles se desdobram no sentido de realizarem uma formação continuada que permite melhorar seu desempenho docente, e o PARFOR se apresenta como possibilidade real. Nessa perspectiva, o fato de fazerem um curso semipresencial, colabora para que efetivem práticas de letramento digital, o que favorece a vida em sociedade. O estudo constatou que os estudantes do curso de letras do PARFOR da UFT de Araguaína enfrentam algumas dificuldades quando precisam lidar com as novas tecnologias, no caso aqui estudado, o computador e suas ferramentas digitais. Todavia, o letramento digital se dá, pois eles são desafiados a utilizar o computador e suas ferramentas digitais durante sua formação.