As diferenças existentes entre o português europeu e o brasileiro há muito têm vindo a suscitar discussões. O Acordo Ortográfico pode ser considerado fruto dos debates recorrentes sobre o tema. O tratado é de 1990, no entanto, só a partir de 2000 passou a vigorar em alguns países.
Bagno trata do polêmico tema em Português ou Brasileiro? um convite a pesquisa. O site de Portugal, “ILC contra o Acordo ortográfico”, publica um trecho do livro de Bagno, e abre os comentários para que os leitores opinem sobre o tema. Bagno também mantém um blog online intitulado “Preconceito Linguístico”. Neste diário online, o autor publica textos que normalmente tratam de questões sobre a língua, e também disponibiliza os comentários para que os leitores opinem sobre os temas abordados.
Considerando esses espaços – nos quais os leitores podem expor seus pontos de vista, sem terem de se identificar –, o presente estudo incide sobre os comentários tecidos ao trecho da obra de Bagno publicado no site “ILC contra o Acordo ortográfico”, e ao texto “Vamos Largar as Muletas e Andar Livremente pela Escrita!”, de setembro de 2013, de autoria de Bagno, do blog do linguista brasileiro. Focamos nestes comentários, com o propósito de traçar perfis das pessoas que os escreveram. O intuito da pesquisa consiste em verificar se é possível identificar as nacionalidades, portuguesa ou brasileira, e a faixa etária dos autores dos comentários baseando-nos nas suas opiniões compartilhadas. Para tal, estudiosos como Coulthard (2004), Trudgill (2011) e Labov (2001) são essenciais.
A análise ocorreu em nível sintático e lexical. Resultados parciais apontam que, apesar de algumas variações linguísticas, as diferenças encontradas não são suficientes para que possamos afirmar que são oriundas de duas gramáticas distintas.