EMOÇÕES NA IMAGEM: PROPOSTA DE ENSINO DA PATEMIZAÇÃO EM TEXTOS VISUAIS | Autores: Murilo Alberto Martins Silva (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Vívian Lúcia Xavier Pereira (UFF - Universidade Federal Fluminense) |
Resumo: Assumindo como foco a perspectiva discursiva para a prática educacional de análise e interpretação de textos, este trabalho toma como base o conceito de patemização, definido pelo Dicionário de análise do discurso, de Charaudeau e Maingueneau, como uma noção utilizada para assinalar as discursivizações que funcionam sobre efeitos emocionais com fins estratégicos. Para além disso, pretendemos, com esta pesquisa, voltar o olhar para os textos visuais midiáticos, com foco em fotos jornalísticas, e analisar como os jornais utilizam a imagem como recurso para a visada de captação, indício do uso da patemização como estratégia discursiva. Para o trabalho de investigação acerca da imagem, utilizaremos o conceito de punctum, concebido por Barthes, e seus desdobramentos sob o olhar de Charaudeau. Além disso, serão levados em conta, sob a perspectiva discursiva dos textos verbais, as significações geradas a partir dos processos de semelhança e dessemelhança no texto jornalístico, pois será por meio desses que se estabelecerão os signos que constituem opacidade ou transparência na relação entre o mundo a significar e o mundo significado. Espera-se que, como resultado, essa relação evidencie os efeitos discursivos políticos que constituem o enunciado como um todo. O corpus analisado foi publicado pelo O Globo no dia 22 de junho de 2018 e se trata de uma fotografia do velório de um estudante assassinado no Complexo da Maré. As reflexões acerca do texto visual serão aplicadas levando em consideração o contexto no qual a foto foi produzida. Os desdobramentos sobre a imagem serão pensados com o intuito de estabelecer estratégias de ensino acerca da patemização com a visada de captação em textos jornalísticos. Busca-se, com este trabalho, estabelecer métodos eficientes de ensino a partir da perspectiva discursiva a fim de desenvolver o senso crítico e reflexivo dos alunos que têm contato com textos visuais em jornais.
|
|