Poster
| A REPRESENTAÇÃO DOS MUNDOS ADULTO E INFANTIL À LUZ DA MULTIMODALIDADE NA OBRA “O PEQUENO PRÍNCIPE” | Autores: Letícia dos Reis Pessoa (UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas) |
Resumo: Este trabalho visa investigar a construção da representação multimodal dos personagens associados ao mundo infantil e ao mundo adulto na obra infantil O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, lançada em 1943. Para tanto, será adotado o referencial teórico da Semiótica Social Multimodal, cujo foco é perscrutar os principais modos de representação em função dos quais um determinado texto é produzido e realizado, a fim de construir significados a atender a determinados propósitos socioculturais (CARVALHO, 2013). A grelha metodológica recorrerá aos sistemas paramétricos das cores (KRESS; VAN LEEUWEN, 2002) e da tipografia (VAN LEEUWEN, 2006), bem como das metafunções propostas pela gramática do design visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; MACHIN, 2007), quais sejam: representacional, interativa e composicional. Pretende-se, assim, responder às seguintes perguntas de pesquisa: 1) A interação estabelecida entre o Pequeno Príncipe e os adultos presentes na obra é simétrica ou assimétrica? 2) Como os recursos multimodais configurados no livro representam os participantes adultos e infantis na obra? Espera-se, com este estudo, contribuir para identificar práticas discursivas e sociais associadas à identidade social dos universos adulto e infantil em uma obra que, há 75 anos, vem impactando a vida de milhares de milhares de pessoas em todo o mundo.
|
|