Português como língua de acolhimento: ensinando e aprendendo com adolescentes imigrantes haitianos
Este pôster apresenta uma pesquisa que está sendo desenvolvida no Instituto Federal de Goiás (IFG) na perspectiva do processo ensino-aprendizagem de língua portuguesa como língua de acolhimento (PLAc) para imigrantes haitianos, em situação de vulnerabilidade, residentes na cidade de Goiânia, Goiás. Participam do estudo imigrantes adolescentes, estudando PLAc no IFG, e 3 alunos de Licenciatura em Letras, professores de PLAc. O objetivo é averiguar de que forma as aulas de PLAc contribuem para a integração desses imigrantes à comunidade goiana e para a formação docente dos licenciandos. Para cumprir esse objetivo, o estudo seguirá o paradigma de pesquisa qualitativo (FLICK, 2009), especificamente um estudo de caso (ANDRÉ, 1984), como suporte basilar a teoria vygotskiana (VYGOTSKY, 1981, 1998), que defende ser a interação com o outro e com o meio a condição primordial para o desenvolvimento do conhecimento, envolvendo, nesse processo interacional, os papéis desempenhados pelos sujeitos que aprendem, como suporte secundário os desdobramentos dessa teoria, como andaimento (WOOD; BRUNER; ROSS, 1976) e aprendizagem colaborativa (FIGUEIREDO, 2006; LIMA; COSTA, 2010). Para a geração de dados estão sendo realizadas observações de aulas, gravações em áudio, anotações de campo, questionário e entrevista. Resultados preliminares apontam que os adolescentes alunos-imigrantes encontram dificuldades com a língua portuguesa e que esta dificuldade se estende outras disciplinas. Quanto aos alunos de Letras-professores em formação, foi possível averiguar que o ensino de PLAc está transformando o seu pensar sobre a sua formação docente e sobre o ensino-aprendizagem de língua portuguesa para imigrantes.