Formação dos estudantes de Letras face às novas Tecnologias de Formação e Comunicação | Autores: Maíra Ferreira Sant' Ana (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) |
Resumo: No atual contexto social nota-se a profusão das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e, consequentemente, dos gêneros digitais, ocasionando mudanças nas práticas sociais e discursivas. A partir disso, a presente pesquisa teve como objetivo verificar se os sujeitos graduandos e graduados no curso de Letras possuem conhecimento sobre os gêneros digitais e se sentem preparados para trabalhar com as novas TICs em sala de aula, ou seja, se os cursos de formação de professores têm preparado estes (futuros) profissionais para formar cidadãos capazes de interagir plenamente na sociedade. Em um primeiro momento se discute sobre a inserção das novas TICs no contexto de ensino (OLIVEIRA, 2003; GUIMARÃES, 2003; SIQUERA, 2013), sobre os gêneros digitais (MARCUSCHI, 2002, 2005; NOGUEIRA, 2012; FERRAZ, 2010) e, posteriormente, por meio da análise de um questionário semiaberto, se investiga o domínio e a segurança dos sujeitos graduandos e graduados no curso em questão concernente ao uso dos gêneros digitais e das novas tecnologias em sala de aula. A maioria dos participantes da pesquisa alegou ter conhecimento sobre os gêneros em questão, contudo, grande parte afirma que a habilidade foi adquirida fora do ambiente de formação acadêmica, fato que ocasiona uma insegurança se estes profissionais realmente fazem/farão o uso adequado destas novas tecnologias em sala de aula, enquanto educadores, explorando, de fato, seu potencial pedagógico ou o que impera é um uso intuitivo e superficial.
|
|