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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Caravana Literária: a leitura como prática social.

Autores:
Jucileide Maria de Santana (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:

O presente trabalho  visa relatar uma experiência pedagógica voltada para a leitura literária como prática social, desenvolvida em e por quatro turmas da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Dom Nivaldo Monte,  Parnamirim/RN, iniciada em maio de 2017. A citada experiência diz respeito à realização de atividades de contação de histórias, apresentações cênicas e culturais, rodas de leitura, bate papo literário, recital de poemas e de cordeis, em algumas instituições púlbicas e filantrópicas: orfanato, lar para idosas, hospital de atendimento à criança com câncer e centro de reabilitação de dependentes químicos, promovidas pelos alunos da supracitada série. Pautado nos postulados teóricos de Amarilha (2013), Barthes (1997), Candido (2002), Cereja (2005), Jouve (2012),  Silva (2009) e Zilberman (2009), consideramos o referido trabalho viável, uma vez que se refere a uma experiência docente que, a partir da promoção da prática da leitura na escola, vem conseguindo despertar o gosto, o prazer, o interesse do educando pela prática e hábito de leitura, favorecendo assim, seu letramento literário, bem como sua formação humana e social. Defendemos, aqui, que a leitura literária é uma ferramenta de libertação humana, indispensável à nossa formação integral, visto que, através de suas linhas e entrelinhas, permite-nos vislumbrar outros mundos, outras realidades; saborear outras sensações, outras dores, o que nos possibilita o exercício da alteridade e, consequentemente, o desenvolvimento da humanidade em cada um de nós.