Um relatório inédito do Banco Mundial estima que o Brasil vá demorar 260 anos para atingir o nível educacional de países desenvolvidos em Leitura. Isso porque o País tem avançado, mas a passos muito lentos. O cálculo foi feito com base no desempenho dos estudantes brasileiros em todas as edições do Pisa e na avaliação internacional aplicada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE). Somada a esses números, a falta de embasamento teórico por parte dos professores de Língua Portuguesa contribui para o desempenho insatisfatório do aluno na aquisição da competência leitora, logo, este não desenvolve seu papel ativo de cidadão na sociedade.
A fim de tornar-se um cidadão ativo e desenvolver o habito de ler, principalmente desde a escolarização, é fundamental para o aluno entender e compreender melhor os gêneros textuais, recursos discursivos utilizados pelo falante e também pelo ouvinte na transposição do discurso. A partir de uma leitura eficaz a aquisição de conhecimento torna-se possível, vale ressaltar que uma leitura eficaz e por consequência uma compreensão de texto igualmente eficaz depende do desenvolvimento desse processo de domínio dessa competência.
A partir do que foi mencionado acima, o objetivo geral deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento de estratégias de leitura por intermédio da Escala Metacognitiva de leitura, com o fim de tornar o aluno capaz de reconhecer (o fato noticioso frente uma ideologia e a partir disso construir sua propria opinião). Por ter como base a aplicação de estratégias de leitura em sala de aula e também a análise do material produzido pelos alunos, especificamente no 3°ano do ensino médio, se faz necessária à adoção da pesquisa de ação. Nesse sentido, se faz necessário o uso de estratégias e metodologias pedagógicas em sala de aula objetivando a eficácia no processo de aquisição da competência leitora por parte dos alunos.