Ao longo de muitos anos, ocorreram, no espaço escolar, fortes discussões acerca do papel da ortografia durante o processo de alfabetização. Essas inquietações são reflexos dos avanços que ocorreram na língua portuguesa e que nos têm levado a priorizar, no exercício escolar, a formação de alunos leitores e produtores de textos significativos. Assim, o objetivo deste trabalho é promover o desenvolvimento de habilidades necessárias para o uso da escrita no âmbito escolar, criando possibilidade que permita uma aprendizagem da modalidade ortográfica no que se refere à erros de origem fonética, provenientes da relação entre a fala e a escrita: monotongação, ditongação, apagamento do R no final da silaba, vocalização da consoante lateral: a troca do L por U, rotacismo. Erros decorrentes da natureza arbitrária do sistema ortográfico: os diferentes sons do X, o uso do M e o N, do G ou J, o fonema /s/, a disputa do R e o RR. Em se tratando dos estudos voltados para a ortografia, é importante citar que o trabalho de pesquisa terá como sujeitos envolvidos a professora, no papel de observadora participante, e a colaboração de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II. Dessa forma, a nossa metodologia terá por base a pesquisa-ação de cunho qualitativo, a fim de investigar o problema detectado referente ao ensino dos conteúdos da modalidade escrita. Para isso, proporemos a aplicação de um projeto de intervenção pedagógica na classe de 8º ano da Escola Municipal Professora Ceres Libânio, em Gandu – BA.
Esta investigação tem como fundamentação teórica, Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998), Kleiman (2001/2008), Antunes (2009), Marcuschi (2008), Morais (1998), Geraldi (2012), Bortoni (2012), Lajolo (1982), Lemle (1995), Soares (2002), Rojo (2010).
Os resultados das habilidades de escrita não foram apresentados, porque estão em processo de análise.