O ensino de textos multimodais por meio da teoria da Avaliatividade | Autores: Angelane Faustino Firmo (IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) ; Ana Célia Clementino Moura (UFC - Universidade Federal do Ceará) |
Resumo: Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e das ferramentas de edição, os textos geralmente apresentam a interação entre diferentes meios semióticos como sons, imagens (estáticas ou dinâmicas) e elementos verbais. Viver na sociedade atual exige que o indivíduo represente e interprete o mundo ao seu redor de diferentes maneiras. Diante dessa nova composição textual, é necessário entender como letras, sons e imagens se conectam construindo significado. O ensino da língua, portanto, deve levar em consideração a interação entre os diferentes meios semióticos, bem como as peculiaridades de cada um desses meios para a produção e a compreensão textual. Desta forma, o trabalho do professor precisa ser feito a partir de uma perspectiva de múltiplas competências. O estudo aqui proposto trata do ensino de textos multissemióticos por meio da observação dos traços avaliativos nas imagens e no texto verbal. Acreditamos que os estudos sobre a natureza valorativa da linguagem (Teoria da Avaliatividade) desenvolvido por Martin e White (2005) e Martin e Rose (2007) e as ideias de Barthes (1990), Dondis (2003) e Kress e van Leeuwen (2006) sobre o estudo e a análise de imagens são valiosos para a descrição de textos que apresentam uma linguagem multisemiótica. O objetivo geral deste trabalho é analisar os significados avaliativos construídos pela interação dos meios semióticos verbais e visuais. O corpus analisado consiste em duas charges, publicadas, em sua versão on line, no jornal cearense Diário do Nordeste. As charges tematizam a situação política do Brasil durante a atuação do governo Temer. Como conclusões preliminares, observamos o uso de expressões faciais e corporais como marcas avaliativas afetivas, o uso de estruturas conceituais simbólicas e classificatórias como marcas de julgamento e o uso de elementos em tamanho aumentado ou diminuído para expressar a intensidade da força avaliativa.
|
|