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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A socioterminologia e a harmonização entre sistemas linguísticos: oral campesino/escrito educacional. A práxis docente em andaimes da sociolinguística para o ensino de leitura e produção de textos na Licenciatura e Educação do Campo.

Autores:
Paula Pereira Rodrigues (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo:

Nossa metodologia é de caráter quali-quantitativo e tem por objetivo desenvolver ferramentas de letramento por meio da interface entre a sociolinguística, as ciências do léxico e a etnografia em uma vertente variacionista para as práticas educacionais na formação inicial do docente campesino, que por sua vez, levará essas ferramentas educacionais de letramento socioeducacional para suas práxis docente nas escolas de ensino base do campo. Investigaremos como acontece a variação lexical desses estudantes por meio de análise das produções escritas em sala de aula em comparação às suas produções escritas em suas comunidades. A partir dos resultados dos textos, frutos da disciplina leitura e produção de texto para a Licenciatura e educação do Campo da Universidade de Brasília - FUP/UnB, iremos catalogar e harmonizar por meio de mapas conceituais os termos sinônimos em português do Brasil e português quilombola, suas variações lexicais de origem e de (co)ocorrências. È importante ressaltar que em nossa pesquisa consideramos existir em nosso contexto de estudo duas línguas em uso, a saber, o português quilombola e o portugês do Brasil (PB), sendo a segunda a língua alvo para os estudantes. Por ser o português do Brasil uma língua distante da comunidade de fala do quilombola estes graduandos têm suas identidades ofuscadas durante sua formação inicial docente, o que pode acarretar na formação do filtro afetivo KRASHEN (1985) e impossibilitar o sucesso do binômio ensino e aprendizagem. Para diminuir ou anular este filtro afetivo com a língua alvo, iremos nos beneficiar dos métodos e técnicas desenvolvidos pelas possíveis interfaces das disciplinas linguísticas acima citadas. Concluíremos harmonizando alguns termos catalogados por meio da análise do nosso corpus de pesquisa, isso será feito com base no postulado desenvolvido por Faustich (2015) sobre o que é harmonização entre sistemas linguísticos.


Agência de fomento:
UnB