Poster
| Do conto ao hiperconto: uma estratégia de ensino e aprendizagem em língua materna
| Autores: Verônica Diniz da Silva (SEE/AC - Secretária de Estado de Educação e Esporte ) |
Resumo: O ensino da língua portuguesa após a implementação dos Paramêtros Curriculares Nacionais é pautado nos gêneros textuais, integrando as três práticas de linguagem: de leitura de textos orais e escritos, de produções de textos orais e escritos e de análise linguística. A presente dissertação pretende fomentar um debate sobre o trabalho com gêneros textuais dentro da perspectiva dos documentos oficiais, utilizando como núcleo os gêneros contos e hipercontos em sala de aula, partindo de uma concepção que considera esse trabalho como uma forma de interação entre os textos considerados canônicos e os textos considerados emergentes, proporcionando ao educando a interatividade dada através da Tecnologia de Informação e Comunicação. Além disso, o hiperconto permite uma aproximação entre a literatura e a internet, uma inovação que usa as ferramentas oferecidas pela mídia para revolucionar o próprio modo ficcional de narrar e, ainda, proporciona uma reflexão sobre o que tem sido feito no ambiente escolar e o que é necessário fazer para a constituição do aluno (sujeito). A partir de leituras e estudos surgiu a proposta de intervenção que propõe leitura, análise e produção de contos e hipercontos que constituem estratégias de ensino para a ampliação da visão de mundo desses educandos, tornando-os sujeitos que sabem interagir na atual conjuntura globalizada. A proposta pedagógica com extrapolação do texto e a exploração da temática sugerida por textos literários possibilita ao aluno reconhecer o que há por trás das narrativas, despertando o prazer pela leitura de textos literários.
|
|