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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM MULTILETRAMENTOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO AUTISTA.

Autores:
Soraya Gonçalves Celestino da Silva (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA)

Resumo:

Resumo: O multiletramento abrange duas dimensões: a multiplicidade cultura das populações e a multiplicidade semiótica de constituição de textos por meio dos quais ela se informa e se comunica, e esses textos não se compõem apenas de palavras, mas de múltiplos outros sistemas de significação, como o sonoro, o oral, o gestual, o imagético, o gráfico; ou seja, o letramento não tem a ver apenas com escrita. Este artigo tem como objetivo verificar o desenvolvimento da aquisição da linguagem escrita de uma criança autista, a partir da aplicação de uma sequência didática proposta com a utilização do multiletramento para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Dessa forma, para esse estudo adotamos o método da sequência didática das autoras (DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004), associada à psicogênese da escrita propostas por Emília Ferreiro Ana Teberosky (1985), numa perspectiva sociointeracionista de Bakhtin e o multiletramento de Rojo (2012). A metodologia é um estudo de caso de um aluno autista de dez anos, matriculado no 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública em Olinda, em Pernambuco, e a aplicação da sequência didática elaborada para quatro encontros, sendo dois encontros semanais de 50m cada, na sala de recursos multifuncional. Verifica-se que durante os encontros, o aluno demostrou ter habilidades com recursos tecnológicos, fato que facilitou a utilização dos vários tipos de estímulos, o que favoreceu no resultado do propósito das atividades na sua aquisição da escrita,

 


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