AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM MATERIAIS DIDÁTICOS USADOS EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO | Autores: Gabriela Soares Freire (UFF - Universidade Federal Fluminense) |
Resumo: A publicação de materiais didáticos para o ensino do português do Brasil como língua estrangeira (PBE) tem crescido expressivamente no Brasil e no exterior, tentando atender aos estrangeiros que se interessam pelo aprendizado da língua e da cultura do Brasil. Nos dias de hoje, o livro didático de língua estrangeira, a partir da mudança do paradigma metodológico e do advento das abordagens comunicativas e dos textos autênticos, incorporou elementos informativos pertinentes à atualidade como os textos jornalísticos e, por isso, passou a refletir o tempo e o contexto social a ele contemporâneos. Tornou-se, assim, um excelente espaço de observação e reflexão sobre dos usos da língua, as ideologias circulantes e os costumes sociais em vigor no período de sua produção e circulação. Nesses manuais, estão representadas, de forma estereotipada ou não, as nossas formas de ser e de interpretar o mundo. Tendo isso em vista, este estudo focaliza as representações do Brasileiro configuradas em textos do material didático Novo Avenida Brasil – 3 volumes (2010) e do manual didático Pode Entrar: Português do Brasil para refugiadas e refugiados (2015) Para isso, o trabalho baseia-se nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais de Moscovici, aprofundadas por Jodelet, assim como nos estudos sobre textos verbais e não verbais de Marcuschi e Júdice.
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