O trabalho com a leitura em sala de aula: uma perspectiva de letramento através do texto narrativo a partir de atividades gameficadas | Autores: Taiza Ferreira de Oliveira (UFU - Universidade federal de Uberlândia) |
Resumo: O trabalho abordará a questão do letramento sendo realizado através de textos narrativos e trabalhado a partir de atividades gameficadas. O trabalho visa desenvolver atividades para que os alunos desenvolvam habilidades de leitura e escrita, se interessando pela leitura na escola, tendo em vista que no cenário educacional atual eles desenvolvem um processo mecânico e imposto com relação à leitura. Posto isso, o objetivo é tentar mudar essa realidade através de atividades de gameficação em sala de aula de língua portuguesa. Tendo em vista que os PCNs e a BNCC abarcam o ensino de língua portuguesa por meio dos gêneros textuais, o trabalho irá demonstrar uma proposta de letramento através dos diversos gêneros textuais dentro da tipologia textual da narração. Para se chegar aos objetivos propostos será realizada a pesquisa ação, tendo por base os pressupostos metodológicos de Thiollent, realizando essas atividades com jogos para se desenvolver práticas de leitura em sala de aula para se chegar ao letramento. Será realizado trabalho de mediação e interventivo por parte do professor com alunos de uma escola da rede pública de ensino do DF, numa cidade satélite de periferia, trabalhando-se com a leitura de textos narrativos, através de atividades gameficadas para se chegar ao letramento dos alunos de forma lúdica.
|
|