Fronteiras linguisticas e culturais: o olhar de alunos índios sobre a educação formal | Autores: Ilaine Ines Dona (UNEMAT - Universidade Estadual de Mato grosso) |
Resumo: A pesquisa aqui posta visa apresentar e discutir aspectos sobre as dificuldades enfrentadas por professores não-índios e alunos indígenas em uma escola da rede pública estadual de Mato Grosso no município de Guarantã do Norte, no que tange o processo de ensino e aprendizagem. O sujeito da pesquisa, são alunos indígenas que recebem a formação inicial ainda na aldeia, onde a escola pública indígena trabalha aspectos elementares de letramento próprio e alfabetização bilíngue, com ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Todavia, ainda procura valorizar a língua tradicional – o kayapó, dando assim o aspecto de uma educação diferenciada. Desta maneira, esta pesquisa objetiva averiguar o grau de dificuldades de ensino enfrentado pelos professores e as dificuldades de aprendizagem dos alunos indígenas na escola pública urbana e as questões implicadas nesse processo. Neste sentido, a pesquisa preocupa-se em abordar o processo de migração destes alunos, a educação indígena e educação escolar indígena e a inserção deste aluno na escola pública. Da mesma maneira, procura compreender os aspectos da rotina destes alunos nesta escola. O trabalho dissertativo está estruturado em duas partes que se imbricam: o levantamento bibliográfico a partir de Terence Turner (1991); Vanessa Lea (2007); Gersen Baniwa (2006), como também Rajagopalan (2006), Magda Soares (1998), Almeida Filho (2009), Teresinha Machado Meher (2018). Apresentados no Capítulo I. Já, no Capítulo II é apresentado um conjunto de dados levantados junto aos alunos e professores. Partindo do levantamento étnico histórico do povo Mekragnotire (Kayapó) e abordando também questões teórico metodológicas com os professores. Sendo assim, foi possível definir e orientar esta pesquisa de natureza qualitativa com base em entrevistas semiestruturadas. Ao fim, no capítulo III, serão descritos e analisados os dados que foram coletados comparando com os elementos teóricos levantados na literatura sobre o tema, cujo texto final é produzido por meio da abordagem interpretativista.
|
|