VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: DEFICIÊNCIA OU DIFERENÇA? | Autores: Francivete Lopes Barroso (UFAC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE) |
Resumo: Será abordado no presente artigo, um estudo sobre a diversidade linguística das crianças de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, no município de Ipixuna, (AM). O estudo de língua portuguesa deve sempre levar em consideração no seu processo de ensino, o desenvolvimento das competências linguísticas e comunicativas do sujeito, assim como suas vivências e experiências, com o intuito de ampliar as potencialidades do indivíduo. Esta atividade objetiva apreender a visão que nossos alunos têm a respeito da Língua Portuguesa, considerando as diversidades linguísticas, em especial, aos usos diferenciados do padrão, assim como, observar se dentre eles o preconceito linguístico estar presente. Para isso, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística. Fundamentados em teóricos como Calvet (2002), Alkmim (2006), Travaglia (2009), Cagliari (2009), Bagno (2007) e Labov (2008). A coleta de dados foi realizada durante a aplicação de uma proposta didática aplicada em sala de aula. Uma vez que linguagem e sociedade tem relação direta na constituição do sujeito, torna-se essencial mostrar como esses dois fatores se relacionam, apontando a necessidade do respeito às diversidades e do uso adequado da variedade padrão, destacando a importância do domínio dessa variedade em algumas situações discursivas. Constatou-se durante o desenvolvimento da pesquisa, em resultado ainda parcial, que os alunos conhecem que a diversidade linguística existe e é bastante frequente, no entanto não conseguem entender as causas desse fenômeno, necessitando, dessa forma, de um trabalho de conscientização e reflexão acerca dessa problemática.
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