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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A ópera do sertão de Elomar Figueira Mello: uma análise do discurso literomusical

Autores:
Lia Raquel Vieira de Andrade (UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

Resumo:

Em nossa pesquisa analisamos o discurso literomusical de Elomar Figueira Mello, compositor baiano, cuja obra contempla aspectos eruditos e populares no resgate do passado histórico-cultural do sertão, fazendo referências a elementos da herança erudita galego-portuguesa medieval, conservadas no cancioneiro popular nordestino e na literatura de cordel. O resultado é o resgate da conexão entre a arte do trovador, do menestrel medieval e a do cantador sertanejo. Utilizamos como aporte teórico e metodológico a Análise do Discurso de linha francesa, principalmente os estudos de Dominique Maingueneau. Nessa perspectiva, o foco da nossa pesquisa é a análise do plano verbal das peças operísticas do compositor contidas nos álbuns: Fantasia leiga para um rio seco (1981), Auto da catingueira (1984), Sertania (1985) e Árias sertânicas (1993). Para tanto, lançaremos mão de dispositivos analíticos como as noções de paratopia, cenografia, ethos e código de linguagem. O objetivo principal de nossa pesquisa consiste em verificar como a paratopia, observada através da embreagem paratópica, no investimento linguístico e no investimento cenográfico no plano verbal, ou seja, nos textos das peças operísticas de Elomar, é um fator constitutivo do discurso literomusical do compositor, que reflete e, ao mesmo tempo, garante a demarcação de seu posicionamento no campo da Música Brasileira.