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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


USO DE MARCADORES DISCURSIVOS POR APRENDIZES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/LÍNGUA ADICIONAL

Autores:
Cláudia Andrea Rost Snichelotto (UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul)

Resumo:

Nesta comunicação, inscritos na perspectiva funcionalista representada por estudos da vertente norte-americana, pretendemos apresentar resultados de uma pesquisa sobre o emprego de marcadores discursivos por aprendizes de Português como Língua Estrangeira/Língua Adicional (PLE/PLA), residentes em Chapecó, Santa Catarina. A investigação sobre as propriedades dos MDs empregados por falantes nativos de português tem sido feita por vários pesquisadores brasileiros, mas as pesquisas sobre a língua efetivamente empregada por falantes não nativos ainda carece de estudos mais aprofundados. Nesse sentido, nosso corpus é constituído por uma amostra sincrônica de dados de fala de aprendizes do português coletados por meio da interação face a face, com duração de 20 minutos, com professores de um  curso  preparatório  para  o  exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros). A interação será feita por meio dos elementos provocadores do Celpe-Bras e será gravada em áudio. Após a coleta dos dados, será feita uma análise qualitativa dos dados para identificação e análise das formas e funções dos MDs empregados pelos aprendizes de português. Na sequência, procederemos a uma análise quantitativa dos dados a fim de se averiguar a recorrência de uso dos marcadores discursivos empregados. Sánchez (2008) argumenta que "los hablantes extranjeros emplean menos los marcadores discursivos que los nativos y lo hacen con más inseguridad". Por fim, a fim de contribuir com a área do Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros (EPLE), pretendemos compartilhar uma proposta pedagógica de ensino de Marcadores Discursivos para falantes de PLE/PLA.