Telejornalismo e propaganda: as relações linguístico-discursivas entre informação televisiva e publicidade | Autores: Patrícia Aparecida da Silva (USP - Universidade de São Paulo) |
Resumo: O objeto deste estudo é a análise de alguns aspectos das relações entre informação televisiva e publicidade no sistema telejornalístico brasileiro, tendo-se em vista os pressupostos teóricos da Análise do Discurso - representada, sobretudo, pelas pesquisas de Bakhtin (2004) e Maingueneau (2005) - e da Análise da Conversação - por intermédio das contribuições de Marcuschi (1986). Com esse objetivo, serão enfatizadas as características linguístico-discursivas dos telejornais e das propagandas que integram seus intervalos comerciais, ressaltando-se o caráter persuasivo da veiculação de notícias. Também será observado o modo pelo qual a internet e os textos de circulação digital interferem nessas relações entre informação televisiva, publicidade e audiência. Atualmente, a pesquisa aqui desenvolvida encontra-se em sua etapa inicial, de seleção e gravação do corpus, visto que foi feita a opção por privilegiar o período eleitoral: entrevistas concedidas pelos candidatos à Presidencia da República ao Jornal Nacional, bem como as reportagens e propagandas referentes às suas campanhas, veiculadas durante o Jornal da Cultura e o Jornal Nacional estão sendo selecionadas e, posteriormente, serão transcritas para análise. Ainda nesta etapa inicial, será realizada uma visita às emissoras de TV responsáveis pela veiculação dos telejornais, com vistas à coleta de informações referentes aos anunciantes dos respectivos canais televisivos. A análise das relações entre os telejornais e as propagandas veiculadas em seus intervalos comerciais poderá revelar-nos os efeitos da grande importância destinada à manutenção dos elevados índices de audiência. Esse aspecto corrobora a importância de um estudo que considere o modo pelo qual a utilização estratégica dessas propagandas pode favorecer a adesão do público a um telejornal específico.
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