Formação docente em língua portuguesa: os gêneros do discurso na perspectiva do plurilinguismo | Autores: Rudson Edson Gomes de Souza (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Maria da Penha Casado Alves (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) |
Resumo: Este trabalho apresenta projeto de pesquisa de pós-doutorado que tem como objetivo levar ao professor em formação continuada de língua portuguesa o entendimento do gênero do discurso, partindo de experiências com a compreensão leitora de textos plurilíngues em línguas românicas, associadas à compreensão do dialogismo de Bakhtin. A pesquisa possibilitou algumas leituras como em Doyé (2005), Bakhtin (1979; 1997; 2010/11), Barros (1994), Chavagne (2016), Demailly (1992), Garcia (1999) e Imbernón (2010), buscando fazer ligação entre a tríade: formação continuada docente, gêneros do discurso e plurilinguismo. O estudo se deu por meio de Pesquisa Participante com 50 professores de língua portuguesa da educação pública básica [anos finais do ensino fundamental] em formação continuada na elaboração de material didático/científico sobre os gêneros discursivos. Para o contexto local, adotamos um modelo de formação continuada o qual também se constitui de ações deliberadas que visam, principalmente, o aperfeiçoamento do exercício da atuação docente. Nossa hipótese é a de que o desenvolvimento desse tipo de material, durante um período pré-determinado da formação do professor, pode contribuir ao desenvolvimento de trabalho mais eficiente com os gêneros do discurso, os quais estão no foco de trabalho nos principais documentos normativos brasileiros para o ensino de língua portuguesa.
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