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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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DIDÁTICA DO PLURILINGUISMO: INTERCOMPREENSÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS REFERENCIAIS CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE NATAL

Autores:
Rudson Edson Gomes de Souza (SME - Secretaria Municipal de Educação de Natal)

Resumo:

Este trabalho apresenta relato de experiência sobre a inserção curricular da competência de intercompreensão no componente curricular de Língua Portuguesa, nos Referenciais Curriculares do Município de Natal, Anos Finais do Ensino Fundamental. O trabalho com a intercompreensão entre as línguas, que se constitui em meio para desenvolver competências estratégicas e metacognitivas dos aprendizes em diferentes situações de aprendizagem e na utilização de línguas estrangeiras e materna teve início em 2010, no Rio Grande do Norte, com a implementação da disciplina de Intercompreensão de Línguas Românicas (IC) na grade curricular do curso de Letras e como linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Em seguida, no ano de 2011, a disciplina de IC foi introduzida, em caráter experimental, em uma escola municipal de ensino fundamental II de Natal, validando os efeitos positivos da abordagem plurilíngue na aprendizagem de língua portuguesa. Com atenção voltada para a compreensão leitora, a intercompreensão se apresenta, segundo estudos como em Alas-Martins (2010), Chavagne (2016), Doyé (2005) e Escudé (2010) como estratégia de aprendizagem permitindo que, com apoio dos conhecimentos prévios na sua língua materna e em outras línguas românicas de seu conhecimento, o estudante possa desenvolver competências plurilíngues e pluriculturais. Destarte, foram desenvolvidas e introduzidas vinte habilidades de intercompreensão no documento normativo supracitado com sugestões de atividades e respectivas expectativas de aprtendizagem para o trabalho com gêneros discursivos nos anos finais do ensino fundamental.