A multimodalidade, característica dos textos que reúnem dois ou mais códigos sígnicos (KRESS; van LEEUWEN, 2006), é um conceito e, ao mesmo tempo, uma perspectiva de análise que enfatiza a multiplicidade de recursos que atuam na produção de sentidos em composições multimodais. Atualmente, a multimodalidade está presente sobretudo em textos disponibilizados em redes sociais, em que se configuram e reconfiguram formas hipertextuais de comunicação. Optou-se, neste trabalho, por um gênero cuja significação ocorre sobre dois sistemas semióticos em conjunto, isto é, a linguagem verbal escrita e a linguagem gráfica ou imagética: os infográficos. Conforme o Dicionário de Comunicação, o infográfico é uma criação gráfica que faz uso de recursos visuais (imagéticos) combinados com textos curtos a fim de apresentar, demonstrar ou explicar informações (RABAÇA; BARBOSA, 2002). Desde seu uso editorial, os infográficos evoluíram para tratar os mais diversos assuntos e especialidades, inclusive se fazendo presentes no ensino superior, na abordagem de temas bastante específicos.
Assim, o objetivo deste estudo é compreender quais são e como atuam os recursos multimodais em infográficos publicados na rede social Pinterest. Como aporte teórico e metodológico, tem-se a Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) para a análise de textos multimodais, e a teoria dialógica bakhtiniana para a compreensão da linguagem em seu pleno funcionamento na rede dialógica e responsiva que constitui a comunicação humana.
O Pinterest é um aplicativo e site de rede social criado em 2010, destinado ao compartilhamento de fotos e vídeos em diferentes murais dos usuários, um site aberto ao público e reconhecido por ter uma configuração visual de de fácil acesso, onde o usuário pode fixar imagens de seu interesse. Os infográficos possuem recorrências em seus componentes multimodais, que incluem textos verbais e modos de organização das zonas de informação, estilo de representação inconográfica e recursos de saliência.