Desafios e possibilidades do professor de Português como língua adicional diante da prova de linguagens do ENEM 2018. | Autores: Telma Almeida Nascimento (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) |
Resumo: A prova de linguagens, códigos e suas tecnologias – ENEM – prestigia vários gêneros textuais de caráter interdisciplinar e contextualizados a fim de diagnosticar o conhecimento das práticas sociais relacionadas à escrita na interpretação de diversos gêneros e tipos textuais. Sabe-se que a linguagem tem a capacidade de conectar o indivíduo ao meio social em que vive e isso, em um contexto de imigração ou de refúgio, tem o poder não só de socializar quanto de acolher os indivíduos desses contextos. Por isso, o professor de Português como língua de acolhimento, diante da prova de linguagens do ENEM, possui um campo de saber repleto de várias práticas sociais capazes emancipar esses indivíduos como sujeitos em sua nova vida no Brasil, (FREIRE, 1996). Nesse viés, este trabalho objetiva discutir os desafios e possibilidades de se trabalhar a prova de linguagens do ENEM no curso Pró-imigrantes, ofertado com apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UMFG), levando em conta a pluralidade de gêneros discursivos, bem como o trabalho com a literatura brasileira e com as artes. A partir dos trabalhos de GROSSO (2010), CARVALHO (2012) entre outros, buscamos suporte teórico para analisar as práticas abordadas nas aulas de linguagens e a forma como o professor utiliza a prova do ENEM para inserir os imigrantes/alunos dentro das práticas escritas por meio da leitura e interpretação. Nossa metodologia ancora-se nos relatos de experiências dos professores de linguagens do Pró-imigrantes sobre suas observações e práticas promovidas para o ensino-aprendizado da prova de Linguagens do ENEM 2018. Espera-se, a partir das inquietações abordadas, abrir espaço para futuros trabalhos que investiguem esse campo do saber como área de inserção social.
Agência de fomento: CAPES |
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