CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS SEMIÓTICOS PARA O PROCESSO DE INTERAÇÃO DE PESSOAS COM TEA: UMA ANÁLISE MULTIMODAL | Autores: Josiane Almeida (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Michele Carvalho (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) |
Resumo: Este trabalho, objetiva identificar as contribuições dos recursos semióticos, presentes em um aplicativo digital para tablets, no processo de interação de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A pesquisa se justifica pela relevância quanto à organização e articulação dos recursos verbo-visuais, para o processo de interação comunicativa de pessoas com TEA. Para tanto, selecionamos trinta amostras de um banco de recursos verbo-visuais presentes no aplicativo. Realizamos uma análise desses recursos e os organizamos em categorias: Habilidades sociais, Expressão de sentimentos e Ensino de conceitos. Observamos as imagens, sons, palavras e articulação entre si, à luz das categorias de análise semântica da imagem. Fundamentamos a pesquisa na Semiótica Social, Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), na Semiótica da Imagem (SANTAELLA; NÖTH, 1997; SANTAELLA, 2012). Após análise, observamos que a apresentação dos recursos semióticos na interface do aplicativo digital, em relação ao design das imagens, sua disposição na tela, sua articulação verbo-visual, bem como sua relação semântica, revelam sua contribuição no processo de interação de pessoas com TEA, tendo em vista que as imagens apresentam um modo de organização que conseguem chamar a atenção. Elas exercem uma relação de superioridade ao texto, demonstrando uma supervalorização da imagem, visto que os indivíduos com TEA demonstram maior interesse pelo visual; de complementaridade e sincronia com os recursos sonoros, visto que a maioria dos sujeitos usuários do aplicativo têm dificuldade na oralização, fazendo com que haja sua interação com os indivíduos com quem desenvolvem práticas de interação. A pesquisa demonstrou ainda a importância da utilização das tecnologias digitais, ricas em elementos semióticos, no sentido de proporcionar a interação comunicativa da pessoa com TEA, à medida em que promovem o entrelaçamento entre sujeito, recursos semióticos e aquisição da linguagem.
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