Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS PRÁTICAS INTERACIONAIS NA SALA DE AULA

Autores:
Luzia Rodrigues da Silva (UFG - Universidade Federal de Goiás)

Resumo:

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de cunho qualitativo e etnográfico, realizada em uma escola pública localizada na cidade de Goiânia, região centro oeste, Brasil. Proponho-me a analisar as interações em aulas de Língua Portuguesa – gravadas em áudio e transcritas - em contextos de Educação Básica. Nesse sentido, intento indicar o modo como as professoras materializam, nesse espaço escolar, suas posições em torno do ensino de Língua portuguesa, jogando luz sobre as vozes que, na minha análise, filiam-se a uma concepção de linguagem como prática social. Assim, demonstro eventos de letramento em que as professoras agem como sujeitos de seu próprio discurso, construindo práticas que podem servir a múltiplos propósitos individuais e sociais. Dessa maneira, este trabalho se justifica por apresentar uma discussão e análise de novas significações das interações na sala de aula, demonstrando que a aprendizagem é produto da cultura, da história e das experiências interacionais em praticais sociais. Essa discussão, portanto, faz um contraponto ao fato de que, em muitos contextos escolares de educação básica, ainda hoje, instauram-se eventos de letramento em que o ensino de Língua Portuguesa sofre forte influência da tradição gramatical normativa e prescritiva, desvinculando a linguagem dos contextos sociais. Como suporte teórico e metodológico, recorro à Análise de Discurso Crítica/ADC (CHOULIARAKI e FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003), uma abordagem transdisciplinar, que oferece categorias de análise e em que o discurso configura-se como modos de agir, representar e identificar. Assim, a linguagem é, nessa vertente, compreendida dialetícamente relacionada aos vários domínios da prática social, sustentando relações de poder e ideologias, mas também as transformando. Dessa maneira, interessa-me nesse trabalho, ao analisar as interações na sala de aula, discutir uma prática de ensino que contribua para uma visão sócio-histórica e discursiva da linguagem, intimamente relacionada à construção de identidades discentes e docentes.