Literatura infantil: os desafios para formação crítica do leitor na contemporaneidade | Autores: Mariana Tavares Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) |
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre os desafios que a literatura infantil contemporânea impõe à formação de leitores sensíveis e críticos desde os primeiros anos na Educação Básica. Para tanto, o presente estudo fundamenta-se em teorias que discutem metaficção, paródia, intertextualidade, letramentos críticos e promoção da leitura literária. Assim, à luz de Linda Hutcheon, Frederic Jameson, Julia Kristeva, Paulo Freire, Magda Soares, Andrea Mattos, Antônio Cândido e Teresa Colomer, dentre outros, propõe-se, então, discutir como as obras “A árvore vermelha”, de Shaun Tan, “O mundo seria mais legal”, de Marcelo Tolentino e “Listas fabulosas”, de Eva Furnari, favorecem o desenvolvimento da criança no que se refere às linguagens e os modos de estar no mundo (sensibilidade poética e a consciência crítica). Sob essa perspectiva, também serão desdobradoss os seguintes pontos: 1. a importância da literatura na vida do aluno (afinamento das emoções e possibilidade de entrar nos problemas da vida); 2. a necessidade de apreender e compreender as ilustrações como parte relevante da construção dos sentidos (percepção astuta, inteligência sensível e captação de pistas); 3. o papel do educador na promoção dos letramentos críticos (exercício da reflexão) 4. a revisão dos processos de mediação da leitura literária em sala de aula.
|
|